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Backup: porque é tão importante?

Sabe exatamente o que é um backup e porque é tão importante? Sabe como é feito? Sabia que há soluções específicas para isso? Descubra as respostas para estas e outras perguntas neste artigo.

O que é um backup?

Backup é um procedimento que cria uma cópia de dados, de maneira a que possam ser recuperados em caso de perda, dano, eliminação ou caso haja uma modificação irreversível dos dados originais. Este procedimento pode ser feito de forma manual, mas também por meio de ferramentas/mecanismos automáticos específicas para este fim.

Vamos a exemplos?

Se uma pessoa guardar cópias das fotografias, que tem no telemóvel, no seu computador ou num serviço de armazenamento de arquivos na cloud está a fazer um backup. No caso das empresas ou órgãos públicos, como têm grandes volumes de dados e, em caso de perda, precisam de os recuperar rapidamente, usam equipamentos ou sistemas desenvolvidos para o efeito.

Características de um backup

Para que haja um real backup, é muito importante que a cópia seja guardada num equipamento ou ambiente diferente daquele em que estão os armazenados os dados originais. Isto porque, se o backup das suas fotos do telemóvel estiver no telemóvel, então em caso de perda ou furto, perde tudo.

É também importante que haja uma rotina para o backup, por exemplo fazê-lo diariamente, para que todos os novos dados sejam armazenados e, em caso de recuperação não recupere dados desatualizados.

Porque é importante ter uma solução de backups?

Os dados devem ter a mesma importância que um bem material, visto que, se perder informação também terá prejuízos ou será prejudicado de alguma maneira. Imagine perder todos os dados dos seus clientes como, por exemplo: os dados de faturação, as moradas, o histórico de vendas; sem ter essa informação armazenada ou, por outras palavras, impossibilitando a sua recuperação. Teria que começar tudo de novo, adquirir novos sistemas, a reputação sua empresa iria baixar e iria perder clientes. Com base neste exemplo, pode perceber o porquê dos dados serem considerados um bem material.

Temos que levar em conta que dados podem ser perdidos por numerosas causas. Eis alguns exemplos:

  • o seu disco rígido pode ter um defeito;
  • pode apagar acidentalmente arquivos importantes;
  • o telemóvel ou tablet pode ser roubado;
  • o sistema pode ser atacado por um ransomware que bloqueia dados;
  • datacenter pode sofrer um incêndio;
  • o servidor pode ser invadido por um hacker e apagar toda a informação;
  • pode trocar um arquivo por uma versão antiga equivocadamente;
  • uma falha de energia enquanto se estiver a guardar informação pode corromper o banco de dados.

Considere que, em todas estas situações, os dados poderão ser recuperados caso haja uma cópia de segurança.

E sabe como fazer backup?

Uma simples cópia dos seus dados já pode ser considerada um backup, mas é importante ter uma estratégia para permitir que a cópia se mantenha em segurança e, ao mesmo tempo, possa acedida e recuperada quando necessário. Nas organizações, essa estratégia é ainda mais importante, pois, nelas, os volumes de dados são maiores e pode haver mais do que uma pessoa envolvida neste processo. Em todos os casos, há pelo menos três passos a serem seguidos. Vamos a eles?

Defina quais dados devem ser guardados

O primeiro passo consiste em definir os dados que devem constar nessas cópias de segurança. No âmbito pessoal, documentos, fotos e vídeos pessoais costumam estar entre eles. Nas organizações seriam documentos, dados dos clientes e até sistemas inteiros costumam passar por backup, como sistemas de faturação. Para definir o que é importante ser replicado (isto é, copiado), convém que os administradores e os profissionais de TI da organização trabalhem em conjunto.

Se não souber que dados deve salvar pode sempre questionar-se: se eu perder esta informação que impacto teria?

Decida onde armazenar a cópia

Depois de definir os dados a serem salvos é importante decidir onde será armazenada a sua cópia. No âmbito pessoal, há três opções principais:

  • guardar num equipamento de armazenamento externo (como uma pendrive ou disco externo);
  • armazenar num computador, tablet ou telemóvel adicional;
  • enviar para um serviço de armazenamento de dados na cloud ;

Cada opção tem as suas vantagens e desvantagens, mas usar um serviço de armazenamentos Cloud tende a ser a opção mais recomendada e utilizada. Primeiro, porque o espaço disponível para os dados costuma ser generoso e pode ser aumentado e porque os arquivos podem ser acedidos em qualquer lugar e é ainda possível sincronizá-los automaticamente com o seu equipamento.

Estabeleça uma rotina

Depois de decidir que dados serão armazenar e onde, resta definir uma rotina de backup, isto é, uma frequência para o procedimento. Para isso, é importante observar o seu padrão de uso dos dados. Por exemplo, se atualiza a informação referente aos clientes todos os dias, uma rotina diária de backup é o que faz mais sentido.

A nossa solução de backups

Na Auri temos uma solução de backups automática com armazenamento em Cloud:

  • backups diários, realizados à noite para não influenciar o dia de trabalho;
  • não existe limitação relativamente a localizações dos dados a guardar, desde que ligados à internet;
  • caso precise da informação basta enviar um e-mail e o ficheiro, com a informação pretendida, ser-lhe-á enviado no espaço de 24h;

Fale connosco para saber fazermos um levantamento de necessidades e apresentarmos uma proposta!

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